domingo, 5 de dezembro de 2010

Na Varanda




Um dos lugares mais aconchegantes para se estar e receber amigos é a varanda de casa ou do apartamento.
 Hoje em dia, vivemos mais em espaços pequenos. Mas estar perto do verde é algo que aproxima e acalma as pessoas.
 Aqui, no meu apartamento, procurei colocar todas as coisas que adoro e trazem um pouco de paz, na minha varanda. Uma dessas coisas foi a minha mini-horta.


 Cansada de ir ao supermercado e só achar coentro murcho, nem sempre ter pimenta de cheiro, pimenta malagueta, manjericão fresco, resolvi ter meu próprio cultivo em casa. Lógico que no início nem sempre as plantinhas crescem como deveriam, mas um amigo meu que é biólogo me disse uma frase simples: elas gostam de terra adubada, sol e água....e não é que é verdade?
 Outra coisa boa que aprendi é que a minha horta acaba aproximando os vizinhos...sempre que tem uma nova colheita de coentro, salsa, pimenta, distribuo entre meus vizinhos, porteiros e amigos que freqüentam meu apartamento. E isso é muito legal e prático!
  Além de saudável, ter uma horta em casa cultiva amizades!

Muda que presenteie minha vizinha Lina, que eu adoro!

 Acabamos nos alimentando com qualidade, praticidade, temos contato com a natureza, além de ser uma atividade relaxante!
 Não é preciso ter um grande espaço. Pode ser na varanda do apartamento (fixada horizontal ou verticalmente),


 na área de serviço,


 na janela,

O Windowherbs são pequenos vasos que se fixam a qualquer superfície lisa por duas ventosas. Agora você pode fazer uma deliciosa massa com manjericão fresquinho ou até mesmo um gostoso suco com hortelã colhido na hora!  O gênio criador desta simplicidade é o Tineke Beunders. E outro detalhe importante é que o vaso é de plástico e não quebra!

em um cantinho do quintal de casa ou até mesmo em um cantinho não utilizado do prédio onde mora ... quem sabe uma horta comunitária?







 Uma das primeiras coisas a se pensar quando se vai montar uma horta é que o local deve ser arejado e iluminado. A irrigação deve ser leve e feita todos os dias. A plantinha deve receber cerca de 4 horas diárias de sol.


 Acomode pequenos vasos na sua janela ou a depender da sua produção e espaço disponível, em vasos grandes, em canos de PVC, em latas, em garrafas PET ou em até pneus. Além de simples e barato é politicamente correto reciclar material.
 Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.
 Se quiser gastar pouco, improvise latas, caixotes ou garrafas PET cortadas acima da metade, com furos na parte inferior para fazer a drenagem.


A terra pode ser  comprada em qualquer supermercado ou floricultura. Elas já vêm prontas com o adubo e nutrientes que  se vai precisar. Procure ervas aromáticas (lavanda, alfazema), plantas medicinais para chás (camomila, cidreira, boldo) ou condimentos (salsa, pimenta de cheiro, coentro, cebolinha, hortelã, manjericão).
 As sementes também podem ser compradas nos mesmo lugares onde vendem a terra orgânica. Temos também vários sites com informações interessantes para o cultivo da sua horta.
 Uma dica muito importante é estar atento à distância entre as mudas. No envelope das sementes há explicações e instruções a seguir.
 Mãos à obra!


 A sensação da primeira colheita é maravilhosa ... o cheiro exala pela varanda e toma conta de todo apartamento, a comida fica muito mais gostosa. As visitas correm para a varanda para ver a horta. Sua idéia vai sendo disseminada para outros cantinhos e estes, vão ficando com a cara de cada mini-fazendeiro que se faz!


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Looks Urbanos do Verão 2010 na Europa


Camila Costa
Nascida no Brasil em 13 de junho de 1981 e há alguns anos morando na Europa, Camila não só é apaixonada por moda como também fez sua pós-graduação na Polytechnic University of Catalonia, também conhecida como UPC, em Barcelona e é licenciada em Arte e desenho de moda pelo Instituto Catalão, desde 2008.






Arte e moda andam juntas. Então, não tem como falar de moda sem antes falar um pouco de Barcelona; cidade conhecida como capital do modernismo, na qual viveu e trabalhou o arquiteto Antoni Gaudí.



                   
Importante centro de cultura, economia e política, Barcelona é uma referência não só dentro da Espanha como também no contexto da União Européia e é considerada como um dos  maiores centros de moda na Europa.

                    
                       

E em se tratando de moda, nossa querida Camila dá seu parecer. 
Espero que gostem da paticipação dessa menina linda que ama moda e está no centro de tudo!
Divirtam-se!
Márcia Kristiny






Já que esta chegando o verão aí no Brasil (sei que já deve está todo mundo morrendo de calor. Mas oficialmente o verão só chega em dezembro! rsrs)
Resolvi dar umas dicas do que mais se usou aqui nas ruas de Barcelona.
As tendências mais apostadas pelas passarelas que invadiram as ruas foram o look total jeans, shorts, roupas com detalhes étnicos, o estilo folk e os tons naturais e terra.
              

                           

Juntas ou separadas, as flores e as listras também invadiram os armários.
Mescladas elas deram um novo ar ao look marinheiro. As peças-chave foram as blusas de listra de manga 3/4 com shorts curtos ou saia em estampa floral e o vestido de listra comprido de corte reto.
O legal é brincar com as duas estampas sabendo combiná-las.




                          

O look total jeans foi outra aposta!!
Uma camiseta de botões e um jeans tipo baggy.
A melhor medida é a oversize. Mas cuidado com este look!! Tem que estar em dia com a dieta para não aparentar excesso de peso!!.
As camisetas tank tops (que disfarçam muito bem as gordurinhas) com short jeans dobrado na barra é outro hit do verão. E pra dar um look mais trendy, umas sandálias romanas ou, porque não, um salto tipo plataforma em tom pele.




                  

Para as mais romanticas vestidos completamente brancos de manga francesa, o look campesina com vestidos longos, e os estilismos naif.



                                     



E as mais jovens podem luzir o look Lolita: uma saia curta com cardigã e camiseta estampada.
Detalhe: não pode faltar uma bolsa pequena no ombro e uma tiara com laço na cabeça.




               
                                             

                                                 

                                                  


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

No feriado

  Olá pessoas! Espero que tenham aproveitado bem o feriadão e  o dia de hoje. Eu me joguei na praia logo cedo e por isso deu tempo de chegar em casa e preparar mais uma comidinha para meu marido.
 Sabe aquele salmão que fiz no sábado para o almoço? pois é...sobraram 3 porções pequenas e como fiz bastante arroz para o fim de semana longo, aproveitei e fiz um risoto de salmão. Pode não ser aquele risoto tão tradicional, como também não foi o strogonoff de frango que preparei. Não sei se notaram, mas eu não flambei com conhaque como fazem os mestres da culinária. Então, como as comidas que posto aqui para todos são bem simples, esta também foi feita com o que eu tinha em mãos...nem sempre dá para seguirmos fielmente uma!
 Lá vai a receita:
RISOTO DE SALMÃO
Ingredientes:
 3 porções pequenas de salmão já fritos
 1/2 pimentão
 1 cenoura pequena
 1/2 xícara de chá de uvas passas
 3 colheres de azeite de oliva
 1 pimenta de cheiro
 1 colher de café(pequena) de curry
 1 colher de café(pequena) de canela em pó
 1 porção pequena de salsa picada
 1 xícara de arroz branco
Modo de preparo
 Com o arroz já pronto, assim que desligar o fogo, regue o mesmo com uma colher de sopa de azeite de oliva.
 Em uma panela coloque o pimentão cortado em tiras pequenas, a pimenta de cheiro picada, a cenoura cortada em rodelas bem fininhas e as duas colheres de sopa de azeite de oliva. Misture e após uns 3 minutos acrescente o salmão despedaçado, em seguida acrescente o curry e a canela. Misture mais um pouco e depois acrescente o arroz. Para finalizar, adicione a salsa picada.
 Sirva quente e bon appétit!

Rendimento: comem 3 pessoas

Notas: Guilherme: sabor: 10
                              apresentação: 10

domingo, 14 de novembro de 2010

Comidas no feriadão de 15 de novembro de 2010

 Fim de semana feliz...comidinhas gostosas, mas a receita de Petit Gateau fornecida não deu certo.
 Então...sábado foi salmão com arroz branco.

RECEITA DO SALMÃO:
Ingredientes:
 1 filé de salmão já descongelado e cortado em fatias - dica: para tirar mais fácil o couro do peixe é só não deixar ele descongelar totalmente
 temperos: 3 dentes de alho amassados, sal à gosto, pimenta do reino e cominho à gosto, manjericão e suco de 1 limão
 3 colheres de sopa de soyo
Modo de preparo
 Lave e seque com papel toalha os filés (para que eles fique dourados) . Passe os temperos e frite-os com um pouco de margarina e azeite. Já no final do preparo acrescente o soyo.
Rendimento: comem 4 pessoas

Detalhe: uso sempre para fritar minha panela de yakisoba. Por ela ser de teflon, praticamente não preciso colocar muita margarina e nem azeite...também não gruda.

Vamos às notas: de 0 à 10
Guilherme: sabor: 11
                  apresentação:10

Thaisa: sabor:10
            apresentação:10

À noite preparei umas costelas de cordeiro no forno. Adorei....foram só elogios. Acho que cozinho não só como forma de agradar e dar carinho....sabe o tempos das nossas avós? lembram como elas cozinhavam bem? Acho que é por aí...
RECEITA DE COSTELA DE CORDEIRO:
Ingredientes:
 2 pratinhos de costelas( 18 unidades)
 temperos: suco de 1 limão, sal à gosto, pimenta do reino e cominho à gosto, 3 dentes de alho, alecrim à gosto, 1/2  colher de sopa de canela
Modo de preparo:
  Lave e seque com papel toalha as costelas e depois acrescente todos os temperos.Deixe as costelas marinando na geladeira por umas 3 horas. Unte uma fôrma e as coloque lado a lado.Leve ao forno por mais ou menos 25 minutos ou até que o lado que ficou para baixo esteja dourado. Vire o lado e deixe mais 7 minutos.
 Retire do forno e sirva com geléia de menta.

Rendimento: comem 4 pessoas
Sugestão de acompanhamento: cuscuz marroquino

Notas:
 Guilherme: sabor: 10
                    apresentação:10
Thaisa: sabor: 10
             apresentação:10

Hoje no almoço foi strogonoff de frango...eu adorei e sei que é bem difícil as pessoas que cozinham gostar da própria comida, mas estava ótima!
RECEITA DE STROGONOFF DE FRANGO
Ingredientes:
 1 peito de frango grande
 temperos: sal à gosto, pimenta do reino e cominho, 1 pimenta de cheiro, 2 dentes de alho, 1 1/2 colher de sopa de orégano
 vinagre para tirar o "visgo"do frango
 1/2 lata de milho verde(não sei pq chamam de milho verde..ele é amarelo..mas tudo bem!)
 1/2 lata de creme de leite(com soro)
 para o molho: 1/2 tomate,1/3 de cebola média, 1/3 de pimentão médio, 1 copo de água e corante à gosto(urucun)
Modo de preparo:
 Desosse o peito de frango e limpe. Lave com vinagre e depois com água. Seque com papel toalha e corte em cubos pequenos.
 Em uma vasilha coloque o frango e misture com os temperos.deixe pegar gosto por uns 20 minutos e os frite, pouco a pouco para não juntar água na panela de yakisoba ou outra da preferência de vocês. Não precisa torrar muito, basta dourar. Reserve.

 Em outra panela, coloque o tomate, a cebola e o pimentão já picados e os refogue com um pouco de margarina. Se secar, acrescente um pouco de água e depois o corante. Deixe que os temperos cozinhem e depois coloque o frango e o milho verde. Misture tudo de deixe pegar gosto.

 Depois é só baixar o fogo e acrescentar o creme de leite. Não deixe ferver. Assim que levantar fervura é só desligar e servir.

Rendimento: comem 4 pessoas
Dica: se tive em casa, pode acrescentar cogumelos em fatias.
Dica de acompanhamento: arroz branco

Notas:
         Guilherme: sabor: 10
                            apresentação: 10

        Thaisa: sabor: 10
                    Apresentação: 10