Um dos lugares mais aconchegantes para se estar e receber amigos é a varanda de casa ou do apartamento.
Hoje em dia, vivemos mais em espaços pequenos. Mas estar perto do verde é algo que aproxima e acalma as pessoas.
Aqui, no meu apartamento, procurei colocar todas as coisas que adoro e trazem um pouco de paz, na minha varanda. Uma dessas coisas foi a minha mini-horta.
Cansada de ir ao supermercado e só achar coentro murcho, nem sempre ter pimenta de cheiro, pimenta malagueta, manjericão fresco, resolvi ter meu próprio cultivo em casa. Lógico que no início nem sempre as plantinhas crescem como deveriam, mas um amigo meu que é biólogo me disse uma frase simples: elas gostam de terra adubada, sol e água....e não é que é verdade?
Outra coisa boa que aprendi é que a minha horta acaba aproximando os vizinhos...sempre que tem uma nova colheita de coentro, salsa, pimenta, distribuo entre meus vizinhos, porteiros e amigos que freqüentam meu apartamento. E isso é muito legal e prático!
Além de saudável, ter uma horta em casa cultiva amizades!
Acabamos nos alimentando com qualidade, praticidade, temos contato com a natureza, além de ser uma atividade relaxante!
Não é preciso ter um grande espaço. Pode ser na varanda do apartamento (fixada horizontal ou verticalmente),
na área de serviço,
na janela,
O Windowherbs são pequenos vasos que se fixam a qualquer superfície lisa por duas ventosas. Agora você pode fazer uma deliciosa massa com manjericão fresquinho ou até mesmo um gostoso suco com hortelã colhido na hora! O gênio criador desta simplicidade é o Tineke Beunders. E outro detalhe importante é que o vaso é de plástico e não quebra!
em um cantinho do quintal de casa ou até mesmo em um cantinho não utilizado do prédio onde mora ... quem sabe uma horta comunitária?
na área de serviço,
na janela,
O Windowherbs são pequenos vasos que se fixam a qualquer superfície lisa por duas ventosas. Agora você pode fazer uma deliciosa massa com manjericão fresquinho ou até mesmo um gostoso suco com hortelã colhido na hora! O gênio criador desta simplicidade é o Tineke Beunders. E outro detalhe importante é que o vaso é de plástico e não quebra!em um cantinho do quintal de casa ou até mesmo em um cantinho não utilizado do prédio onde mora ... quem sabe uma horta comunitária?
Uma das primeiras coisas a se pensar quando se vai montar uma horta é que o local deve ser arejado e iluminado. A irrigação deve ser leve e feita todos os dias. A plantinha deve receber cerca de 4 horas diárias de sol.
Acomode pequenos vasos na sua janela ou a depender da sua produção e espaço disponível, em vasos grandes, em canos de PVC, em latas, em garrafas PET ou em até pneus. Além de simples e barato é politicamente correto reciclar material.
Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.
Se quiser gastar pouco, improvise latas, caixotes ou garrafas PET cortadas acima da metade, com furos na parte inferior para fazer a drenagem.
A terra pode ser comprada em qualquer supermercado ou floricultura. Elas já vêm prontas com o adubo e nutrientes que se vai precisar. Procure ervas aromáticas (lavanda, alfazema), plantas medicinais para chás (camomila, cidreira, boldo) ou condimentos (salsa, pimenta de cheiro, coentro, cebolinha, hortelã, manjericão).
As sementes também podem ser compradas nos mesmo lugares onde vendem a terra orgânica. Temos também vários sites com informações interessantes para o cultivo da sua horta.
Uma dica muito importante é estar atento à distância entre as mudas. No envelope das sementes há explicações e instruções a seguir.
Mãos à obra!
Uma dica muito importante é estar atento à distância entre as mudas. No envelope das sementes há explicações e instruções a seguir.
Mãos à obra!
A sensação da primeira colheita é maravilhosa ... o cheiro exala pela varanda e toma conta de todo apartamento, a comida fica muito mais gostosa. As visitas correm para a varanda para ver a horta. Sua idéia vai sendo disseminada para outros cantinhos e estes, vão ficando com a cara de cada mini-fazendeiro que se faz!










